Esta pesquisa se fundamenta em experiências artísticas singulares. Seu principal objetivo é investigar como o conhecimento da palavra dentro da cultura iorubá no Brasil foi e é transmitido através dos anos. As investigações serão iniciadas através da palavra em suas múltiplas narrativas como: na voz, no corpo, na dança e no gesto. Investigações estas, que partem da proponente como sendo performer-pesquisadora-intérprete.
Foi realizado nesse projeto, entrevistas semi-estruturadas que tem como público alvo as comunidades de terreiro. A maioria dos conhecimentos ancestrais e de terreiro são passados via oral, ou seja, são passados através de histórias (oríkì e itã), músicas, rituais, toques, festas, entre outros.
A partir dessas provocações e enquanto corpo afro-diaspórico na performance, o meu objetivo nesta pesquisa de mestrado é investigar maneiras de atuações (de)coloniais no ensino e prática artística no eixo voz-musica-dança com o auxílio da pedagogia exúlica, por REIS NETO, que iremos tratar e nomear como um outro modo de aprender e ensinar, que podem servir como instrumentos para a liberdade criativa e de pensamento.