NO TOM DA ENCRUZILHADA | Documentário
A pesquisa de mestrado em Artes da Cena da Unicamp, orientada pela Prof.ª Dr.ª Paula Caruso, resultou em um ebook e ensaio documentário com o orixá Exu como protagonista. A escolha de Exu se deu pelas inúmeras interpretações atribuídas a ele, que refletem um pensamento colonial de dominação que tenta apagar uma cultura milenar. No entanto, essa tentativa foi mal sucedida, pois Exu não se encaixa no binarismo colonial ocidental cristão.
NO TOM DA ENCRUZILHADA | DOCUMENTÁRIO
00:00 - Introdução
00:33 - O Tom
03:09 - A Contradição
07:35 - O Mercado
09:55 - Pombagira
15:26 - Sua Boca
18:18 - Ficha Técnica
00:33 - O Tom
03:09 - A Contradição
07:35 - O Mercado
09:55 - Pombagira
15:26 - Sua Boca
18:18 - Ficha Técnica
FICHA TÉCNICA
Elenco
Ana Clara Ferraz, voz e corpo
Baba Sidnei Nogueira, voz e corpo
Rodrigo Alves, voz e corpo
Izabella Tavares, voz e corpo
Mãe Eleonora, voz e corpo
Mãe Miriam, voz e corpo
Pai Andson, voz e corpo
Otavio Andrade, músico percussionista
Elenco
Ana Clara Ferraz, voz e corpo
Baba Sidnei Nogueira, voz e corpo
Rodrigo Alves, voz e corpo
Izabella Tavares, voz e corpo
Mãe Eleonora, voz e corpo
Mãe Miriam, voz e corpo
Pai Andson, voz e corpo
Otavio Andrade, músico percussionista
ROTEIRO
Orin Instituto, Paula Caruso e Iris Apoema
Orin Instituto, Paula Caruso e Iris Apoema
DIREÇÃO ARTÍSTICA
Orin Instituto, Paula Caruso, OUTRACOISA
Orin Instituto, Paula Caruso, OUTRACOISA
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
OUTRACOISA
OUTRACOISA
SONOPLASTIA E TRILHA SONORA
Iris Apoema, Ana Clara Ferraz, Otávio Andrade
Iris Apoema, Ana Clara Ferraz, Otávio Andrade
DIRETORA DE FOTOGRAFIA
Iris Apoema
Iris Apoema
ASSISTENTE DE DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
José Neto
José Neto
PRODUÇÃO CULTURAL
Mariana Floriano
Mariana Floriano
PRODUÇÃO DE OBJETOS CÊNICOS
Orin Instituto e BPI
VIDEOMAKER
Iris Apoema
INTÉRPRETE DE LIBRAS
Erasmo Pinheiro
Orin Instituto e BPI
VIDEOMAKER
Iris Apoema
INTÉRPRETE DE LIBRAS
Erasmo Pinheiro
LOCAÇÃO
Mata do Quilombo- Campinas
Ccrias- Comunidade da Compreensão e da Restauração Ilè Asè Sangó, Terreiro de Baba Sidnei
DACO-Instituto de Artes- Unicamp
AGRADECIMENTOS
A toda:
Comunidade de Compreensão e da Restauração Ilè Asè Sangó (Ccrias), Terreiro de Baba Sidnei Nogueira
Centro Cultural Erukerê, Terreiro de Pai Andson
Ilê asé omo oya bagan odé ibô, Terreiro de Mãe Eleonoraa
Ponto de Cultura Caminhos, Rodrigo Alves e Izabella Tavares
Ilesin Osun Gbe Nle Ofoju Ola Lan Mi, Terreiro de Mãe Miriam
Ao Departamento de Artes Corporais- DACO-Unicamp
Ao Grupo de Pesquisa BPI e Dança do Brasil
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo- Proac 2021
Wagner William Machado
Mata do Quilombo- Campinas
Ccrias- Comunidade da Compreensão e da Restauração Ilè Asè Sangó, Terreiro de Baba Sidnei
DACO-Instituto de Artes- Unicamp
AGRADECIMENTOS
A toda:
Comunidade de Compreensão e da Restauração Ilè Asè Sangó (Ccrias), Terreiro de Baba Sidnei Nogueira
Centro Cultural Erukerê, Terreiro de Pai Andson
Ilê asé omo oya bagan odé ibô, Terreiro de Mãe Eleonoraa
Ponto de Cultura Caminhos, Rodrigo Alves e Izabella Tavares
Ilesin Osun Gbe Nle Ofoju Ola Lan Mi, Terreiro de Mãe Miriam
Ao Departamento de Artes Corporais- DACO-Unicamp
Ao Grupo de Pesquisa BPI e Dança do Brasil
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo- Proac 2021
Wagner William Machado